quinta-feira, 6 de junho de 2013

Ascensão e queda do Google Wave








No dia 28 de maio de 2009, a empresa Google lançou, com grande alarde, o projeto Google Wave, plataforma na qual um navegador qualquer daria acesso a e-mail, Messenger, redes sociais e páginas em wiki (com liberdade de edição pelos usuários), entre outros recursos, tudo ao mesmo tempo. Nesta semana, pouco mais que 14 meses após o lançamento do projeto, o Google Wave acabou.


Eis o comunicado oficial da Google: “A Google não pretende continuar a desenvolver o Wave como um produto independente, embora o código permaneça disponível como fonte aberta”. Assim, você pode continuar usando o Wave exatamente como antes, mas a Google não vai mais fazer a manutenção.











Ao que parece, o Google Wave fechou simplesmente porque não pegou. Mesmo após eles retirarem a restrição de que só se poderia entrar na plataforma com um convite, o número de adesões ficou bem abaixo do esperado. O motivo, segundo foi constatado, é que o Google Wave não tem realmente uma utilidade única que não se encontre em nenhum outro recurso da internet.


O que impressiona é o fato do Wave ter sido grande objeto de divulgação e procura durante o ano de 2009, mas poucos meses foram suficientes para fazê-lo cair no esquecimento dos internautas. Resta saber qual será a próxima tentativa da Google para conquistar o público das redes sociais, domínio que eles ainda não conquistaram.[Mashable]


Nenhum comentário:

Postar um comentário