quinta-feira, 6 de junho de 2013

Google é a melhor empresa para trabalhar nos EUA




Parabéns ao chefe da Google, Larry Page, e seu cofundador, Sergey Brin, que, apesar de receberem ajuda para manter os negócios, levam o crédito pela empresa ser considerada a melhor para se trabalhar nos Estados Unidos, segundo a revista Fortune.
Desde o começo da Google, os fundadores dizem ter uma preocupação com a qualidade do trabalho, para criar o ambiente perfeito. O ar do local de trabalho compete com o de um hospital, e o prédio já passou por testes – incluindo de cheiro, é claro – para garantir que está livre de elementos químicos que possam ter impactos na saúde.



Você acha isso desnecessário? Bom, o artigo da Fortune cita os famosos “mimos” da Google, como comida, bebida e massagens gratuitas, mas não menciona o ar. Entretanto, o chefe da “Equipe Verde” da empresa, Anthony Ravitz, comenta que eles “estão pensando em efeitos de longo prazo na saúde. Como podemos estender a vida dos nossos empregados em 30 anos?”.
Nos treze anos da gigante das pesquisas, ela se tornou reconhecida pela ótima relação humana. A última vez que esteve no topo da lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar da revista foi em 2007. No ano passado, a SAS, da Carolina do Norte, ficou em primeiro.
Não há dúvidas que a Google têm vantagens substanciais: o novo terreno que é local de trabalho da companhia, comprado no ano passado, tem aproximadamente 13 mil quilômetros quadrados, com parques e campos atléticos, e ótimos carros que os Googlers podem pegar de graça.
Os especialistas dizem que o foco da Google é nas pessoas, e não nos bônus suplementares. Isso têm um efeito direto no ganho da empresa. O professor de administração Bob Sutton afirma que há evidência de que tratar bem os empregados acaba sendo vantajoso. “Existem grandes estudos que mostram, em média, que as companhias que tratam bem os empregados saem-se melhor na hora competição”, comenta.
Alguns observam que o sucesso da empresa é fruto maior da sua dominância mundial nas pesquisas, do que do tratamento adequado aos funcionários. Os benefícios clássicos da Google “são decorrentes do sucesso, assim como a causa”, comenta o analista de tecnologias Rob Enderle.
Ele diz que o fantástico ambiente de trabalho é uma poderosa arma para atrair os talentos do Vale do Silício americano, mas também pode se tornar um problema caso a economia obrigue a empresa a cancelá-los.
Os executivos da Google não veem dessa maneira. “O foco das pessoas está nas coisas brilhantes, como as massagens e a comida, que realmente são importantes para nós”, afirma o vice-presidente de operações para pessoas da Google, Laszlo Bock.
A história real contada pelos responsáveis da empresa é que a Google trata os empregados como os donos dela, possui uma ética de transparência que permite críticas e questões, e espera que os empregados sintam que têm impacto, tanto interno quando mundial. “E tudo isso é gratuito’, finaliza Bock. [MercuryNews]

Nenhum comentário:

Postar um comentário