quarta-feira, 5 de junho de 2013

Google cria busca em tempo real





A megaempresa Google anunciou a criação de um novo serviço, que irá oferecer resultados para as buscas, utilizando páginas de sites de postagem em tempo real e de redes sociais. O novo formato de busca será feito com as empresas com as quais o Google fez parcerias.
Até o momento, a empresa divulgou que irá publicar resultados do MySpace, Facebook e do Twitter para as buscas feitas em seu site. O anúncio da novidade foi feito poucas horas após o Twitter assinar um acordo semelhante com o site Bing, o novo sistema de buscas da Microsoft.
Em uma declaração, o Google afirma que o novo sistema de buscas permite que o usuário veja atualizações de sites como o Twitter, além de ver manchetes de jornais e postagens de blogs relevantes para a busca efetuada. De acordo com a empresa, os resultados mais novos e mais relevantes para a busca serão mostrados em primeiro lugar.
Google Trends, página do Google que lista os termos de busca mais procurados, também tem uma nova seção, chamada de “Hot Topics”, que mostra os tópicos mais comuns que as pessoas escrevem no momento da sua busca. Confira acima o vídeo de demonstração da busca em tempo real divulgado pelo Google, aí é só esperar para testar a novidade!
Google Goggles



Outra novidade mostrada pela empresa de tecnologia é o Google Goggles – termo que significa “óculos”, em inglês. O programa promete utilizar imagens para realizar buscas para o usuário, que terá que tirar fotos com o celular e inserir na busca do programa. No vídeo de demonstração (em inglês) deste novo aplicativo, a empresa promete reconhecer imagens de atrações turísticas, pinturas famosas e até mesmo logos de empresas.
A imagem inserida na busca do site será comparada com aquelas do banco de imagens do Google. Quando o site encontrar resultados semelhantes a aquele, irá dar informações sobre o objeto da foto. No vídeo de demonstração, por exemplo, o Google Goggles reconhece e dá o nome da obra e do pintor de um quadro e até mesmo o nome e informações de estabelecimentos comerciais.
Além disso, o Google poderá reconhecer a localização do celular do usuário. utilizando de GPS e bússola para determinar exatamente para onde o usuário está apontando sua câmera, e mostrar o nome e informações dos locais de comércio e de turismo que o aparelho mostrar na tela. “Às vezes uma imagem realmente vale mais que palavras”, brinca Shailesh Nalawadi, gerente de produtos da Google Goggles. “Para muitas buscas, utilizar uma imagem é mais fácil e mais poderoso que somente um texto, principalmente em telefones celulares”, diz Nalawadi.
Ele afirma que este tipo de buscas ainda está na fase inicial, mas que o Google Goggles mostra ter potencial para melhorar o sistema de buscas. No vídeo, que utiliza animações para mostrar a novidade, os criadores do Google Goggles alertam que ele ainda não funciona bem para buscar por objetos como carros, comida ou animais. Os criadores do Goggle, entretanto, esperam que logo uma nova versão do sistema de buscas possa ser mais eficaz, podendo mostrar nos resultados o nome e a espécie de uma folha de árvore, por exemplo. [TelegraphGizmodo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário